sábado, 5 de março de 2011

O que dá ser perfeito demais...

Perfect!

     É com esta palavra que se encerra Cisne Negro (Black Swan) e com esta palavra que inicio este texto.

     Perfeito, simplesmente perfeito! 

     Assistir Cisne Negro é ofegante, intenso e revelador. Quem de nós nunca foi uma Nina Sayers da vida? Qual pessoa que nunca se olhou no espelho e viu no reflexo, alguém que não reconhecia?

     O filme indicado ao Oscar 2011 nas categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Edição e ganhador merecido do prêmio de Melhor Atriz pela belíssima atuação de Natalie Portman (Nina Sayers). Trabalha com o suspense e o drama que nós identificamos nos momentos onde somos testados pela sociedade, onde estamos em "xeque" quando diz respeito ao nosso caráter. 
     Conseguir o principal papel em "O Lago dos Cisnes" fez de Nina Sayers uma jovem perturbada, que lutou para conquistar a tal sonhada projeção na carreira, mas que se depara com os questionamentos da sociedade, das colegas de balé e da exigência de sua mãe e do professor Thomas Leroy (Vicent Cassel).
Expressão formidável
     Neste filme Darren Aronofsky, mexe com o psicológico do espectador, a sala de cinema passa a ser o estúdio de balé, o quarto "fofinho" de Nina e principalmente o centro de todos os transtornos da jovem bailarina. Você passa a ser envolvido desde o início do filme, com os movimentos da câmera que acompanham cada detalhe do casal de bailarinos, a trilha sonora clássica e inesquecível fazem a ligação perfeita. Foi assim que eu me senti ao ver a "Garota Meiga" quebrando todos os protótipos de vida até então lhe impostos pela mãe e pelo PERFECTssionismo. 
     A busca pela "perfeição" nos faz hipócritas e egoístas, não queremos enxergar os nossos erros e também enfrentar novos desafios. Não conseguimos visualizar o crescimento da pessoa ao lado, nem damos espaço para ela mostrar que é uma pessoa do bem. Por isso Nina Sayers (Natalie Portman) entra em colapso: Cisne Branco X Cisne Negro. É uma excelente opção de filme, não posso deixar e elogia a atuação Mila Kunis no papel de Lily, maravilhoso, PERFEITO!

Um abraço...